Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de junho de 2011

A primeira gravação de som, 1860

Não vamos entrar no mérito de quem foi o mais genial ou bem sucedido, este tipo de distinção não cabe. Thomas Edison foi o primeiro a dar continuidade ao seu projeto de gravação de som, porém, o primeiro som realmente gravado foi de Edouard-Leon Scott de Martinville, na França.

A voz fantasmagórica que será ouvida a seguir foi, de fato, a primeira gravação de som de que se tem notícia. A gravação, pelo que entendi, era visual (não existia então depressão física no objeto, como fez Edison) gravada por um aparelho que vibrava uma agulha em cima de uma folha de papel "defumada" por uma lamparina a óleo. Daí a cor escura da folha.
Fonautógrafo de Leon Scott

O grande problema de Leon Scott foi a impossibilidade de reproduzir a "imagem" do som, só possível depois de digitalizado e reproduzido em um simulador de computador, 130 anos depois de feita.

Fonte da foto: http://www.npr.org/

O primeiro som gravado foi este, que uma pessoa/criança cita um trecho da música "Clair de la lune"



Fonte das informações e do som: http://www.firstsounds.org/sounds/scott.php


Talvez reproduzir não tenha sido a intenção inicial de Scott, mas sim apenas gravá-lo para analisar sua estrutura. Aliás, como a pesquisa científica deve ser, não se busca uma solução, mas sim procura-se entender um fenômeno, e foi assim que provavelmente começou Leon Scott. A reprodução foi um 'imprevisto', 130 anos depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário